sábado, 23 de janeiro de 2010

Ultrapassado!


Em meu primeiro texto, não poderia deixar de optar por um tema que, modéstia parte, tenho "afinidade": vestibular. Eis que este seja talvez o terror para milhões de jovens do mundo a fora. Porém minha proposta, na condição de cidadão, é alertar que o fim do mundo felizmente não se limita por aí... Depois de algumas experiências vividas, observei que a preocupação de pais, pouquíssimos professores(infelizmente), diretores, não única e exclusivamente de colégio particular e principalmente os jovens, é com o temido vestibular.
Proponho: A conduta de todo jovem que acaba o ensino médio vincula-se no ingresso à universidade? Não teria ele outro talento a ser explorado fora da mesma? Pois é. Na concepção de diversas pessoas, tendo ou não nível superior, a resposta seria a mesma: todo jovem tem por "obrigação" ingressar na faculdade... Deixando de lado um pouco essa questão, a "pressão" que cai sobre nossas cabeças(pré-vestibulandos) é grande, é demasiada, é preocupante, é ULTRAPASSADA!
Além de nos manter aflitos pela "obrigação" que nos é imposta, nos deixa vulneráveis à sentimentos irremediáveis, tais como: fraqueza, desilusão, enfim... Acreditar nos seus filhos, incentir e oportunizar crescimento pessoal/intelectual se faz mais importante do que cobrar tal "regalia".
O ingresso à unversidade é importante sim, mas deve-se saber controlar os medos, as fraquezas, e principalmente, as "derrotas"... É como meu saudoso e orgulhoso pai diz:"Amanhã é outro dia, e saiba: não foi o primeiro e nem será o último" O SOL continua a BRILHAR!

Por: Ítalo Silva

Um comentário:

  1. Muito interessante a maneira que vc se expressa com as palavras, o seu jeito de interagir com o leito...
    Sabemos que vc vai Longe... MUITO Longe...
    Nasceu pronto para voar...

    ResponderExcluir